Menu

02 jun 2017

Meu filho é birrento e agora?

Todas as mulheres que ainda não são mães sempre que veem uma criança esperneando pelos mercados ou shopping sempre dizem “O meu não vai fazer isso!”, ou “Ai se fosse comigo”. Mas e quando a criança fazendo birra é a sua?

Algo considerado normal entre os 18 meses e os três anos, a “manha”, também chamada de “birra” é uma fase da vida do seu pequeno. Mas como lidar com as manhas?

Primeiramente entenda que seu filho está passando por uma fase de autoconhecimento e se negar a fazer algo demonstra que a criança está aprendendo que tem o poder de escolha. Uma maneira de facilitar os diálogos é, quando possível, dar mais de uma opção.

Outra maneira de contornar as birras é ignorá-las, porque se sempre que esses episódios acontecerem você ceder e der o braço a torcer, isso será como um código para a criança, que sempre que quiser algo vai fazer manha para conseguir. Portanto quando esse tipo de situação ocorrer tente simplesmente ignorar.

Agora se sente seu pequeno raivoso, ele já passou dos 3 anos, e continua com essas atitudes, comece a observar o que tem causado esse descontentamento, algumas crianças podem apresentar essas reações a sensibilidade a algumas comidas, ou mesmo quando estão em um ambiente com muito ruído.

E se perceber que não consegue mais controlar o que acontece, não se sinta uma péssima mãe, é sábio procurar ajuda de profissionais nessas situações, converse com o pediatra do seu filho.