Menu

22 fev 2018

Que cuidados devo ter com o meu bebê?

shutterstock_245650564

Se só o pensamento em ter um bebê super delicado no seu colo já deixa você nervosa, imagina ter um bebê durante 24 horas do seu dia a dia?

Para pais de primeira viagem tudo parece muito difícil e complexo, ainda mais para os que nunca tiveram experiência com crianças antes (vulgo os irmãos mais novos)😆😆. Este artigo foi pensado para esclarecer as  maiores dúvidas de toda mãe de primeira viagem que já está se perguntando “Que cuidados devo ter com meu bebê?”

O bebê não é tão frágil quanto parece!

Quantas histórias já ouvimos de mães que ficaram super assustadas da maneira com que os enfermeiros seguram as crianças para dar banho, ou mesmo só para pôr no colo? O seu recém-nascido é delicado sim, deve-se evitar contato com pessoas gripadas, com febre ou com coriza, pois  seu bebê ainda não tomou todas as vacinas. Porém, o simples fato de  pegar o bebê no colo não significa que ele vai quebrar!😉😉

Cuidado com a moleira! Mas nem tanto

A moleira, a parte “molinha” da cabeça do recém-nascido requer cuidados, mas   não tenha medo de cuidar do seu pequeno por conta dessa parte. A moleira serve para auxiliar a passagem da cabeça do bebê pelo canal vaginal, e começa a se fechar a partir de 1 mês de vida da criança. Os cuidados, além de não bater ou apertar o local, são a observação de alguma deformação ou aspecto anormal e  o acompanhamento com um pediatra.Lembrando que logo após o nascimento o bebê fica com a cabeça um pouco  inchada devido ao parto , mas não se preocupe, ela normaliza  com o tempo.

Vai ter (muito) choro

Nos primeiros meses de vida a única maneira que seu pequeno terá para se comunicar com o mundo exterior será através do choro. E isso é normal. Claro que é importante sempre prestar atenção nos excessos e se perceber algo estranho, procurar um especialista, mas os choros de cólica, fome, fralda suja, ou até mesmo por uma posição desconfortável, são normais. Aliás choros mesmo sem motivos são normais para o pequeno, e você deve  estar preparada para isso desde já.

Cólicas podem fazer parte da sua rotina (ou não)

Levando em consideração a maioria das crianças, os pais sempre sofrem com as cólicas dos pequenos. É um momento desesperador para quem está embarcando na maternidade pela primeira vez, pois tentam agradar a criança de todas as maneiras, trocam a fralda, dão “mamá” novamente, mas nada acalma a criança. Uma dica importante: nada de usar métodos mirabolantes vistos na internet ou receitinhas caseiras! Previna-se e pergunte para seu pediatra qual seria a melhor solução para o seu caso em específico.

Bebês recém-nascidos perdem peso, e isso é normal

Sim, uma parte que não te contaram é que em alguns casos o bebê perde peso durante um período, mas o mais comum é ele ganhar peso logo após o nascimento. Caso perceba qualquer coisa fora do comum, sempre procure seu pediatra.

Pode ser que seu bebê tenha bastante pelos pelo corpo

Alguns bebês nascem carequinhas e sem muito pelo no corpinho, já outros, além de muito cabeludos, possuem pelos escuros por todo o corpo. Porém não se desespere, seu filho não será assim para sempre! Assim como o cabelinho do bebê cai, esses pelos também cairão.

As unhas do bebê precisam ser cortadas e elas crescem muito rápido

Por mais que seja extremamente difícil cortar a unha de um ser tão pequenino, que tem uma unha menor ainda 😂😂, cortar as unhas dos bebês é extremamente necessário, até mesmo para prevenir que eles se machuquem ao passarem as mãozinhas pelo rosto e pelo corpo. Hoje existem vários tipos de cortadores de diferentes marcas para agradar todas as mamães.

Essas são algumas dicas para ajudar você, futura mamãe, a se preparar para o que está por vir. Sentiu falta de alguma resposta que acha que deveria estar aqui? Conte pra gente quais temas você gostaria de ler por aqui!